Buscar
  • Daniel Lopez

Copa do Mundo: o migué global



Tempos de Copa do Mundo… Corações e mentes cativas diante da televisão e do ufanismo nacionalista. Nada contra, se não houvesse oportunidade para os maquiavélicos realizarem suas maquinações sorrateiras. Digo isso tanto no cenário nacional quanto global.


Dizem que Brasil é o país do “migué”. Mas a terra de Putin não fica para trás. Se há um lugar cheio de esquemas, maquinações, corrupção e conspirações é a Rússia. Mas nós somos reis quando o assunto é “migué”.


“Migué” é uma gíria muito curiosa. Sua origem remonta a D. Miguel, irmão de D. Pedro I, que casou com a própria sobrinha e usurpou o trono português quando da morte de seu pai, o rei D. João VI.


Curiosamente, em hebraico, a palavra “engano” é “mishgeh”, que soa muito semelhante ao nosso “migué”. A raiz da palavra (“shag”) é formada pelas união de duas letras: shin (“dente”, traz a ideia de “repetição”) + guímel (“pé”, traz a ideia de trabalho). Unidas, remontam à “trabalho dobrado” ou “fardo duplo”. Quando um trabalho é mal feito, deve ser realizado novamente.


Brasil e Rússia, os países do “migué”. Um tentando fazer o povo esquecer de suas mazelas. O outro, lutando para recuperar uma presença global perdida há décadas.


A Fifa também tem o seu “migué” nessa Copa. Entre 2014 e 2018, a Fifa enfrentou uma tempestade de escândalo, com a divulgação de esquemas milionários envolvendo dirigentes. Infelizmente, o futebol é pródigo no que tange a falcatruas.


A Copa do Mundo de 2018 na Rússia simboliza não apenas a oportunidade de a Fifa virar essa página da maré de escândalos, mas a tentativa de Putin de consolidar seu plano Eurasiano de domínio global, agora fortalecido com a aproximação com Donald Trump.


O detalhe é que, na Rússia, é proibido fumar e beber em locais públicos. O país, que tanto estimulou a liberação de drogas e a libertinagem ao redor do mundo, proíbe em seu território aquilo que patrocina ao redor do planeta. Claro plano de destruição do Ocidente. Eles sabem que é um agenda destruidora, por isso proíbem em seu território.


Muito “migués” esses russos... Só perdem para a Fifa e para os brasileiros. Ou será que não?

174 visualizações
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon

© Copyright 2018 • Daniel Lopez • Todos os Direitos Reservados