Buscar
  • Daniel Lopez

DESINFORMAçÃO

Há várias maneiras de mentir para o público. A forma mais celebrizada é o que hoje ficou conhecido como “fake news”. Significa apresentar a mentira sem qualquer melindre. Agora, quando a informação falsa é divulgada por uma pessoa ou instituição que tem credibilidade perante o público, a operação sobe de nível, transformando-se numa “desinformação”.

Quando a desinformação opera, percebemos que uma falsa verdade é pior do que a ignorância. Em geral, quem não sabe nada sobre um determinado tema assume uma postura humilde diante do assunto. Porém, quando alguém sabe alguns pedaços falsos de dados sobre o assunto, se acha na posição de não apenas comentar sobre, mas desmoralizar quem apresenta críticas. É uma realidade nunca tão frequente no debate político brasileiro.⠀

Há pouca literatura sobre o tema, mas temos um livro excelente que explora o assunto de dentro para fora. Estou me referindo à obra “Desinformação”, de Ion Pacepa, ex-general 3 estrelas do serviço secreto da Romênia comunista. O autor revela como os sistemas de comunicação são cooptados pela esquerda para realizar uma verdadeira engenharia social. Por meio da desinformação, eles transformam a maneira como a sociedade interpreta não só os acontecimentos, mas a própria realidade. É uma leitura indispensável para quem deseja entender o que está acontecendo no Brasil e no mundo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Na Livraria Daniel Lopez, o livro está com 40% de desconto, saindo mais barato que na Amazon. Aproveite o desconto por tempo limitado. Clique AQUI e garanta já seu exemplar.

776 visualizações2 comentários
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon

© Copyright 2018 • Daniel Lopez • Todos os Direitos Reservados