- Daniel Lopez
o império do ódio

Podemos dizer que vivemos um cenário em que a sociedade implementa o sistema do Thomas Hobbes de cabeça para baixo. Por que eu digo isso? Porque para o autor inglês Thomas Hobbes o homem é o lobo do homem e, por causa disso, era necessária a existência de um estado forte, todo-poderoso, que impedisse a guerra de todos contra todos.
Só que hoje, na verdade, em vez de nós já termos esse fato como um dado: a guerra de todos contra todos, tentam criar a guerra de todos contra todos por meio do ódio entre os mais diversos setores da sociedade, como por exemplo: negros contra brancos, pobres contra ricos, velhos contra jovens, e por aí vai.
Então, hoje, lança-se a guerra de todos contra todos por meio do ódio entre qualquer classe e grupo social, criando, assim, um conflito deliberado na sociedade que justifique a implementação de um estado forte, todo-poderoso, que seja capaz de impedir a guerra de todos contra todos, instituindo a antiga estratégia de dividir para enfraquecer e enfraquecer para dominar.
E você? Tem ódio do seu próximo? Já foi alvo desse dardo que impõe o ódio entre as mais diversas classes, ou está imune a esse projeto maquiavélico? Deixe aqui o seu comentário.