Buscar
  • Daniel Lopez

Você sabe quem é o pai do computador?



Vou contar uma história hoje para vocês para quebrar alguns paradigmas que a sociedade impõe sobre nós, enquanto cristãos. Quando eu comecei a minha carreira como professor, eu dava aula para o sexto ano, aula de filosofia.


Aula de filosofia para o sexto ano é algo fora do comum, porque como a maioria deve saber, filosofia só começa a ser dada a partir do Ensino Médio. Mas, o colégio onde eu lecionava tinha como proposta começar filosofia ainda no sexto ano e eu pensei: como vou conseguir falar de filosofia para crianças de 10 anos? Já que todos têm um preconceito de que filosofia não serve para nada? Eu entendi que para cativar esses alunos eu precisaria provar para eles que a filosofia serve para muita coisa, e muita coisa do dia a dia da própria juventude.


Eu mostrei para eles os criadores do computador. Os "pais do computador" são três filósofos: Alonzo Church, Alan Turing e Kurt Gregel. Três filósofos que começaram a pensar como eles poderiam replicar o funcionamento de uma mente humana em uma máquina. Se hoje existe smartfone, computador e por aí vai, é por causa exatamente de três filósofos. E aí, eu perguntei para eles se eles ainda conseguiriam dizer que filosofia não servia para nada...


Especificamente para nós, cristãos, é o seguinte: o mais importante desses três, ou o que ficou mais famoso, é o Alan Turing. Mas eu quero dizer que o Alan Turing só conseguiu criar aquele que é considerado o primeiro computador - que é a máquina de Turing - porque ele aprendeu com seu orientador de doutorado Alonzo Church o cálculo Lambda. E o Alonzo Church, que criou o cálculo Lambda - que é o primeiro germe do computador -, ele nasceu, viveu e morreu, não só como um dos maiores filósofos que já viveu no mundo, mas como cristão evangélico presbiteriano.


Então, além da ideia de que a filosofia não serve pra nada, a filosofia serve para muita coisa sim, um grande exemplo foram os três filósofos que criaram o computador. E, desses três, o que deu o passo inicial - Alonzo Church - era cristão evangélico. Fica a reflexão.

0 visualização
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon

© Copyright 2018 • Daniel Lopez • Todos os Direitos Reservados